Teresina-PI

O início de tudo

O Encontro Matrimonial iniciou-se na Espanha em 1952, quando o Pe. Gabriel Garcia Calvo que exercia um trabalho com jovens, percebeu que os jovens, que eram equilibrados e firmes de caráter, possuíam em suas casas um ambiente tranquilo onde os pais tinham uma boa comunicação entre si e demonstravam muito amor um pelo outro.
Observou que o contrário era verdadeiro. Então começou a trabalhar com os pais dos jovens, pois viu que uma boa comunicação entre marido e mulher causava efeitos positivos nos filhos.
As palestras dirigidas aos casais tinham como foco um relacionamento aberto e honesto, e cada palestra terminava com uma pergunta destinada a encorajar o casal, a questionar a maneira como estava vivendo o seu próprio relacionamento.
Com dez anos deste trabalho e vendo os resultados que estava alcançando, Pe. Calvo apresentou suas palestras com um retiro de Fim de Semana para 28 casais, na cidade de Barcelona e essa ideia espalhou-se rapidamente através da Espanha, surgindo então o Encontro Conjugal.
O Encontro Matrimonial chegou ao Brasil em 1975, graças ao dinamismo e empenho do Pe. Jack Kennington e a disponibilidade missionária de casais norte-americanos que vieram dar o primeiro FDS em Itaici-SP. No Brasil, inicialmente, recebeu o nome de Encontro do Diálogo, lembrando a técnica do FDS, já que na época existia um outro Encontro Matrimonial. A partir de 2003 o nome original do movimento foi retomado no Brasil, colocando-nos em unidade com os demais países.

Piauí – como começou?

No Piauí, o 1º Fim de Semana do Encontro Matrimonial da Arquidiocese de Teresina, foi realizado em 2006. Foi como centelha em um palheiro e com apoio incondicional do Padre Raimundo José, o movimento cresceu rapidamente, sendo acolhido e homologado em 2008 como movimento católico da Igreja de Teresina que hoje leva essa mensagem de amor para as dioceses de Parnaíba, Campo-maior, Floriano e São Luis.

Quando Acontece?

Aos finais de semana, definidos de acordo com o cronograma da Arquidiocese de Teresina.

Equipes de serviço

Equipe Eclesial Diocesana 

Contato


EED Teresina : Pe Ladislau , Raimundo e Fernanda

[email protected]

TV em Tuas Mãos