Curitiba-PR

História

            Em Curitiba, o Encontro Matrimonial Mundial (Diálogo) se originou na verdade em 1974 quando três casais de Curitiba (como consta acima), Ivo e Helena Arzua, Lineu e Regina Borges de Macedo e Djalma e Tereza Palmeiras, fizeram o 2º encontro em Itaici. Como equipe trabalharam Padre Jack, Richard e Heddy Long e George e Mimi Davy. Para os casais brasileiros foi de difícil compreensão, pois foi todo aplicado em inglês. Apesar das dificuldades os casais voltaram entusiasmados e prepararam o 1º Encontro em Curitiba, outubro de 1974. Neste Encontro trabalharam como equipe Padre Jack, Richard e Heddy Long e John e Cristine Lyon com a participação de oito casais, três sacerdotes e quatro seminaristas, proferidas em inglês, tendo em vista que a dificuldade do idioma ainda não foi superada.
            A partir dos fins de semanas realizados em espanhol em Ponta Grossa e Belo Horizonte que o Encontro do Diálogo começou a dar frutos.
Desse momento em diante, o Encontro do Diálogo, como se decidiu chamar no Brasil, não parou de crescer. O amor dos casais e sacerdotes, de Ponta Grossa, sem medir esforços, trouxeram para Curitiba o 1º encontro do Diálogo, em português, que foi realizado no início do ano de 1978, com a participação de 25 casais e 2 religiosas” (Documento enviado por Curitiba).
            A equipe que trabalhou neste FDS, que vieram de Ponta Grossa foram Gari e Edna Grolmann, Bruno e Davina Kiska, Carlos Alberto e Tereza Cury e Pe. Jack. Consta em documento que até no 8º Encontro os casais que trabalharam nos fins de semanas foram casais de Ponta Grossa sendo eles: Gari e Edna Grolman, Bruno e Davina Kiska, Carlos Alberto e Tereza Cury, Nelson e There, Ludovico e Nara, Dagoberto e Vera, Edson e Bernadete, José e Lucimar, Benzo e Lucimar, Agenor e Eliane, Heitor e Jacira, Loyola e Karime, Rubens e Heleninha; e os sacerdotes, Padre Jack, Padre Geraldo, Padre José Bugatti e Frei Daniel. A partir do 9º FDS o casal Sebastião e Matilde de Campo Largo trabalhou como equipe, em 11, 12 e 13 de maio de 1979 e no 10º Encontro, Padre Penalva de Curitiba estreou como equipe da Diocese de Curitiba. Após o 1º Profundo realizado em Curitiba (novembro de 1980) com a participação de dez casais e um sacerdote, foi estruturado a Diocese de Curitiba.

“Existem histórias que parecem sonhos e existem sonhos que podem mudar a história”.

 

 

Equipes de serviço

EED - Equipe Eclesial Diocesana - Vivian e Carlos, Frei Maurício

Contato

Informações sobre o FDS:

[email protected]
 

Confraternização - Curitiba-PR
FDS 294 - 20,21 e 22 de outubro 2017
realizado nos dias 22,23 e 24 de setembro 2017
realizado nos dias 28,29 e 30 de julho de 2017.
Comunidade Unidos no Amor de São José
aconteceu nos dias 07,08 e 09 de Outubro a Assembleia Nacional de Escolha da EEN e as EER.
Realizado nos dias 29,30 e 31 de Julho em Curitiba-PR
Acontecerá nos dias 19 a 21 de fevereiro em Curitiba-PR
Aconteceu no dia 20 de junho o Baile dos Casais Enamorados em Curitiba-PR
realizou-se em 29,30 e 31 de agosto de 2014
Reunião de Comunidade de Apoio
aconteceu no dia 14 de julho no Clube Recreativo Umbará
Realizou-se nos dias 30 e 31 de maio e 1º de junho na Arquidiocese de Curitiba-PR, viveram: seis casais e dois sacerdotes de Curitiba-PR, dois casais da Exp. São José dos Pinhais, 1 casal e dois sacerdotes de Ponta Grossa-PR, três casais de Florianópolis-SC, a equipe: Pe. Nivaldo (Joinville-SC), Nilson e Eliane (Ponta Grossa-PR)
Hoje 30 de março tivemos um delicioso almoço Rizoto do EMM Curitiba-PR
Arquidiocese de Curitiba-PR
Primeiro FDS de 2014
Arquidiocese de Curitiba-PR
Foi realizada a primeira reunião de Servidores de FDS e Servidores de Comunidade.