Manaus-AM

História

            A história da formação do Movimento em Manaus-Amazonas começou em 1979, quando o casal Joaquim e Déa Margarido fizeram o 3º FDS em São Paulo, realizado no dia 25, 26 e 27 de maio de 1979, coordenado pelo casal Rubens e Helena Furstenberger (Ponta Grossa - Pr).     
            Padre Alfredo Ferronato, do PIME – Pontifício Instituto das Missões, que neste período prestava serviço na Prelazia de Parintins, já tinha feito o FDS nos Estados Unidos e trabalhado em vários fins de semanas. O desejo de trazer o Movimento para Parintins fez com que Padre Alfredo entrasse em contato com a Equipe Eclesial Nacional, onde foi informado que o casal Joaquim e Déa já haviam participado de um FDS em São Paulo e que residiam em Manaus.
            O encontro entre Padre Alfredo e o casal Joaquim e Déa, aconteceu em um almoço marcado para conversar sobre a possibilidade da realização de um FDS em Parintins, e nesta oportunidade, o casal se comprometeu em dar todo o apoio. Nos dias 27, 28 e 29 de 1979, se realiza o 1º FDS em Parintins, com a participação de 20 casais.  Sendo que os casais que trabalharam neste FDS foram, Nelson e Maria Tereza Stremel (Ponta Grossa), Bruno e Davina (Ponta Grossa). E nos dias 16, 17 e 18 de novembro de 1979, foi realizado o 2º FDS em Parintins com os casais Nelson e Maria Tereza Stremel e João Carlos e Célia Ferreira de Belo Horizonte.
            No início do ano de 1980, o casal João Carlos e Célia Ferreira contatou com o casal Joaquim e Déa Margarido para saber da possibilidade de Manaus sediar o Encontro Latino Americano, para acolher dez países. Confirmada a possibilidade, o Encontro aconteceu nos dias 2, 3 e 4 de maio de 1980, com a participação efetiva de nove países, sendo um casal e um sacerdote de cada país.
            Com a realização do Encontro Latino Americano e com a representação do casal João Carlos e Célia e Padre Alfredo com equipe Nacional, que na oportunidade do Encontro, foi discutida a possibilidade de expansão do Movimento para Manaus, tendo os casais do Canadá, se responsabilizando pelos custos com a expansão. Desta forma, os casais canadenses se dispuseram a lavar carros e vender flores e arrecadaram recursos necessários para a expansão da Diocese de Manaus. Demonstrando que o Encontro Matrimonial Mundial têm uma família que participa, que se preocupa e vivência o valor desta grande família.
            O 1º FDS em Manaus aconteceu nos dia 23, 24 e 25 de novembro de 1979, com a participação de vinte casais, dois padres Redentoristas e duas religiosas. E o 2º FDS se realizou nos dias 15, 16 e 17 de agosto, com a participação de quatorze casais, e a equipe responsável pela realização do encontro foi Rubens e Helena Füstemberg (Ponta Grossa), Jaime e Vera Lúcia G. Paulino (Belo Horizonte) e Pe. Alfredo Ferronato (Manaus).


Equipes de serviço




Equipe Eclesial Diocesana de Manaus/AM
heartPe. EudoheartFolha e Lúcia

Contato

Casal Diocesano Folha & Lúcia
092 98135-9789
[email protected]
[email protected]