Guarulhos-SP

             A Diocese de Guarulhos surgiu do desmembramento da Diocese de São Paulo. O sonho de criar a Diocese de Guarulhos foi lançada através de uma poesia feita pelo Pe. Alberto, em 1996, na 2ª Convenção Nacional do Encontro Matrimonial Mundial em Brasília.  E com a reformulação do estatuto do EMM em 1997, os casais de Guarulhos se motivaram a criar mais uma Diocese do Encontro Matrimonial Mundial.
            Em maio de 1997, no FDS Renovado em Belo Horizonte, os casais Amilcar e Eneida, Jair e Sueli de São Paulo, foram mais uma vez desafiados pelo Frei Daniel de Curitiba a criarem a Diocese de Guarulhos. Depois deste FDS, houve algumas reuniões, na qual ficou decidido que a partir de maio de 1999 começariam a direcionar os encontros visando ao desmembramento da Diocese, sendo que fariam fins de semanas só com casais de São Paulo, e outro, com casais de Guarulhos. As decisões tomadas foram com o apoio da Equipe Eclesial Nacional Pe. Pedro e Paulo e Graça de Salvador - Bahia.
            No dia 13 de maio de 1999 a equipe Eclesial de São Paulo Jair e Sueli e Pe. Marcos enviaram uma carta à Equipe Eclesial Nacional (citados acima), solicitando a criação da Regional de Guarulhos, bem com a dispensa da condição de expansão.
            D. Luiz Gonzaga Bregonzini, Exmo. Bispo Diocesano de Guarulhos acolheu com alegria o Encontro e pelo fato de o Movimento tornar-se diocesano, proferiu palavras de incentivo, colocou o salão da Cúria Diocesana à disposição do Movimento e agendou o mês de outubro para participar do fim de semana do EMM.
            Nos dias 5, 6 e 7 de setembro de 1999, após a missa solene de abertura da Assembléia Nacional na cidade de Jundiaí, a equipe Eclesial Nacional – Padre Pedro, Paulo e Graça (Salvador), nomeia o casal Acácio e Magali para assumir a Diocese de São Paulo e o casal Jair e Sueli para a coordenação da Diocese de Guarulhos, provisoriamente até ser feito o processo de escolha. Em 12 de outubro de 1999, o casal Amilcar e Eneida foi escolhido, pela Equipe Eclesial Nacional – Padre Mário, Lázaro e Senir (Brasília-DF), para coordenar a Diocese de Guarulhos. E o casal Amilcar e Eneida convida Padre Miguel para fazer parte da equipe diocesana.