Brasília-DF

 

História

 

            Em Brasília a implantação do Encontro Matrimonial Mundial (Diálogo) se deu no início de 1980, em função da transferencia de João Batista de Assis Corrêa, funcionário público, juntamente com sua esposa Maria do Carmo Arreguy Corrêa, com apoio da Equipe Eclesial Nacional, este casal trouxe para Brasília a experiência do EMM vivenciado em Belo Horizonte – Minas Gerais.
            A primeira providência tomada foi obter a permissão do Arcebispo D. José Newton de Almeida Batista. No mesmo ano e no mês de maio o casal foi recebido pelo Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, D. Geraldo Ávila, onde expôs o plano de implantação do Encontro em Brasília, bem como a literatura sobre a trajetória do EMM em diversas partes do mundo. D. Ávila pediu-lhes tempo para estudar os fundamentos e os objetivos do EMM.
            O tempo de estudo durou até maio de 1982, quando ele comunicou ao casal que já poderiam realizar os fins de semanas. Durante o pedido de espera, no entanto, a Arquidiocese de Brasília solicitou ao casal que convidasse o sacerdote responsável pelo Movimento, naquela ocasião, Padre José Penalva de Curitiba, para vir conversar com D. Newton. Em outra ocasião, foi solicitado também, para que o casal apresentasse um resumo dos objetivos do encontro ao grupo de dirigentes que se reuniam mensalmente sob orientação do Monsenhor Damasceno, a fim de que pudessem avaliar com seria a aceitação de mais um movimento de casais em Brasília. Apesar de muitos dirigentes terem se manifestados contrários à implantação do EMM, a pretensão do casal mineiro foi defendida por um casal que se encontrava presente na reunião, e que testemunhou a favor deles, afirmando conhecer o Encontro Matrimonial Mundial, principalmente pelos frutos que viam no casal.
            Mesmo com todos estes obstáculos, D. Ávila manifestou sua preocupação como, o que seria oferecido aos casais depois do fim de semana? O casal assumiu o desafio e através das palestras do FDS, montou-se um Pós-Encontro, que apresentou um resultado imediato, inclusive no campo de recrutamento. E estas palestras do Pós-Encontro acabou sendo adotada em todo país, pois até este momento, o Encontro possuía grupos de convivência chamados de “Círculos de Amor”, ainda sem um trabalho organizado e especificamente visando dar continuidade do que foi dado no FDS.
            O 1º FDS em Brasília se deu nos dias 10, 11 e 12 de junho de 1982, faziam parte da equipe Pe. Antônio Alencar Monteiro de Montes Claros – MG, João Batista e Maria do Carmo Arreguy Corrêa, Armando e Marilda Carneiro e Mário Elias e Clara Michel, todos de Belo Horizonte.
            No período, de 1982 a 1985, o Encontro em Brasília, ficou sob orientação do casal João Batista e Maria do Carmo, que organizou toda a estrutura necessária para a efetivação desta Diocese. Em novembro de 1986, aconteceu o primeiro processo de escolha da Equipe Eclesial Nacional em Brasília, sendo que o casal escolhido foi José Arnaldo e Beatriz e diante da ausência de sacerdote na Diocese, o D. Heriberto Hermes de Mineiros – Go, colaborou intensivamente na nova Diocese do Encontro Matrimonial Mundial.

 

Paróquia Nossa Senhora das Graças - Asa Norte - Brasília -DF
9 A 19/09/2016 - Casa Murialdo - Parkway - DF
FDS 206 da Diocese de Brasília.
5 a 7 de agosto 2016
Muita animação na festa Junina do EMM Brasília
Comemoração do dia dos namorados preparada pelas esposas da  Comunidade Divino Pai Eterno - EMM Brasília. Em jun/2016.
Viver a opção de amar sem limites
FDS nº 204, Diocese de Brasíla. De 30/04 a 1º/05/2016.
abr/2016
fds 202 realizado em Brasília entre os dias 25 a 27/10/2015
Retiro de Formação "Deus em Nossa Vida"
Visita a Dom Leonardo - CNBB
Assembleia Regional Nocele - 06,07 e 08 de Junho