Encontro Matrimonial Mundial - Brasil

O EMM - ENCONTRO MATRIMONIAL MUNDIAL através do Fim de Semana(FDS) é uma experiência projetada para casais sacramentados ou que não tenham impedimento, sacerdotes, religiosos e religiosas que visa promover e valorizar os sacramentos missionários do matrimônio e da ordem sacerdotal.

HISTÓRICO

Criado na Espanha, na década de 50, pelo sacerdote redentorista, Padre Gabriel Garcia Calvo. Durante seu trabalho com jovens e adolescentes, percebeu claramente que a comunicação entre os pais, trazia reflexos diretos no comportamento dos filhos. Jovens com facilidade de relacionamento em grupos vinham de famílias onde os pais tinham alguma comunicação entre si. O contrário também era verdadeiro. Jovens com dificuldades de relacionamento com os amigos eram filhos de pais que não se comunicavam no casamento. Esta experiência que visa fortalecer o relacionamento através do diálogo foi levada da Espanha para os Estados Unidos e atualmente encontra-se em aproximadamente 100 países No Brasil, iniciou em 1976, como Encontro do Diálogo e em 2003 retomou o nome original de Encontro Matrimonial Mundial, em unidade com a Família do Encontro Matrimonial no mundo todo.

MISSÃO, VISÃO e CARISMA DO EMM:

MISSÃO:

Proclamar o valor dos Sacramentos do Matrimônio e da Ordem Sagrada na Igreja e no mundo.

VISÃO:

Amem-se uns aos outros assim como Eu os amei.

CARISMA:

A fé através do relacionamento

ONDE ESTAMOS?

Atualmente, no Brasil, estamos presentes em 31 dioceses, nas quais são realizados, em média, 100 Fins de Semana ao ano, por onde passam aproximadamente 1.200 casais, 40 sacerdotes e 20 religiosas.

INTERSACRAMENTALIDADE

Acreditamos que o relacionamento de Deus com sua Igreja pode ser percebido através do que chamamos de intersacramentalidade, termo próprio utilizado para definir o desafio mútuo que casais, sacerdotes e religiosos(as), assumem através da forma de viver em plenitude seus respectivos estados de vida. O esforço de cada casal na luta para ser o melhor casal que possa ser, dentro do Plano de Deus, desafia o sacerdote, o religioso(a) a ser também o melhor sacerdote e religioso(a) que possa ser dentro do estilo de vida que livremente escolheu ao assumir sua vocação. remente escolheu ao assumir sua vocação.

FDS

Em um encontro denominado Fim de Semana – FDS os participantes são orientados a abordar áreas do seu relacionamento por meio de uma técnica especial e exclusiva de comunicação e escuta. A especialidade do Fim de Semana - FDS é renovar a alegria das pessoas em suas vocações, iniciando a experiência pelo conhecimento pessoal, passando pelo conhecimento mútuo e alcançando a intimidade com Deus.

FORMAÇÃO POLÍTICO-PEDAGÓGICA

O fortalecimento do relacionamento do casal através do diálogo apresenta resultados positivos imediatos nos filhos, nos familiares, no convívio profissional, na Igreja e consequentemente na sociedade. Ao assumir o estilo de vida de diálogo e eucaristia, os participantes habilitam-se a criar espaços que propiciam a formação de cristãos conscientes e atuantes na sociedade fundamentados em Valores do Plano de Deus.

METODOLOGIA E CONTEÚDO

O processo de formação e conscientização dentro do Fim de Semana inicia-se através do autoconhecimento, tem continuidade na proximidade e intimidade que geram a unidade no relacionamento e culmina na consciência da necessidade de refletir, através do testemunho de vida, o Sinal do Amor de Jesus pelo seu povo.